O PIB (Produto Interno Bruto) é um indicador econômico importante não só para avaliar o crescimento de uma determinada região, mas também a qualidade de vida que as pessoas podem ter naquele local.
Neste quesito, o Estado de Mato Grosso se destaca como um dos mais promissores para o Brasil em 2025. Isso se deve à forte presença de atividades ligadas ao agronegócio na região.
Veja no texto a seguir mais detalhes sobre a projeção para o PIB mato-grossense em 2025.
Como o PIB é calculado?
O PIB funciona como um termômetro da economia, indicando números de demanda e produção, e se a atividade local está aquecida.
O cálculo é feito por meio da soma de bens e serviços finais produzidos em uma cidade, estado ou país em um determinado período, na moeda local (no caso do Brasil, em reais). Ele leva em consideração a produção tanto de empresas nacionais quanto internacionais.
No Brasil, o cálculo do PIB é feito trimestralmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ele ainda leva como fontes o índice de inflação e o balanço de pagamentos feito pelo Banco Central.
O PIB serve de base tanto para o governo quanto para investidores tomarem decisões assertivas. Quando o índice está positivo, significa que a região está passando por um momento de aumento na geração de empregos e de renda. Já quando é negativo, pode estar associado ao desinvestimento e à perda de confiabilidade.
Projeção do PIB em Mato Grosso
Segundo um estudo da consultoria Tendências, publicado em reportagem na Gazeta do Povo, o PIB de Mato Grosso deve crescer em 3,7% em 2025.
As projeções superam a mediana das expectativas do mercado financeiro para o crescimento nacional, próximas de 2%. Essa projeção também coloca MT em 2º lugar no ranking de estados, atrás apenas de Mato Grosso do Sul, com 4,4%.
Participação do agronegócio

O principal motor para o crescimento do PIB de Mato Grosso é a recuperação da safra de grãos, após as perdas provocadas pelo fenômeno El Niño na colheita anterior.
De acordo com o levantamento da Tendências, o PIB agropecuário, sozinho, deve apresentar um aumento de 5,3% em Mato Grosso. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projetou um aumento de 6% na produção de grãos no estado, com destaque para a soja.
O estudo ainda aponta que o avanço da agropecuária deve impulsionar outros setores da economia, como a produção industrial, o transporte e a armazenagem, além da indústria alimentícia.
Por que investir em Mato Grosso?
Ter um PIB em processo de crescimento é um ótimo indicativo de que determinada região está se desenvolvendo. Com isso, aquele local se torna ainda mais atrativo para investidores.
Os imóveis, por exemplo, são uma opção de investimento seguro e com vantagens significativas a longo prazo. Uma delas é a valorização rápida. Com a economia aquecida, há um crescimento na geração de empregos e, consequentemente, na demanda por moradias.
Ao adquirir um imóvel, o investidor tem a oportunidade de obter uma fonte de renda passiva por meio da locação. Profissionais ligados ao agronegócio procuram com frequência residências temporárias ou permanentes nessas localidades.
Qualidade de vida
O crescimento do PIB pode ser encarado também como sinônimo de melhora na qualidade de vida. Como vimos, uma economia em expansão atrai moradores. Esse aumento na população resulta em mais recursos para obras de infraestrutura, como escolas e hospitais.
Além disso, o crescimento do PIB atrai grandes empresas, mesmo aquelas que não atuam diretamente no agronegócio, que é o carro-chefe da economia mato-grossense. Esses empreendimentos ampliam a oferta de serviços e geram empregos em diversos setores.
Invista nos empreendimentos da Haacke!
Que tal aproveitar o bom momento da economia mato-grossense e investir em um imóvel na região? Com mais de 33 anos de tradição no mercado da construção civil, a Haacke se caracteriza pelos seus projetos sofisticados e de alto padrão.
Com design inovador e arquitetura moderna, a Haacke utiliza profissionais qualificados para garantir a robustez e a qualidade de suas construções. Seu crescimento constante é impulsionado por investimentos estratégicos, gestão de risco e estudos aprofundados.Em Mato Grosso, possuímos empreendimentos em Sinop, Sorriso e Primavera do Leste. Conheça-os aqui.