Com uma rica variedade de biomas, Mato Grosso se destaca como o estado que possui mais parques nacionais na região Centro-Oeste, além de contar com opções estaduais.
Esses locais não só proporcionam o contato com o meio ambiente, como também são alternativas para a prática de atividades físicas. Segundo uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro Empresas), junto ao Ministério do Turismo, o ecoturismo já representa 60% do faturamento do setor no país.
Ainda de acordo com o levantamento, Mato Grosso é o estado que mais atua nessa modalidade, com 85,9% das 3,2 mil empresas do ramo afirmando estar envolvidas com o produto.
Confira a seguir os principais parques de Mato Grosso e as suas maiores atrações para os viajantes.
Parque Nacional Chapada dos Guimarães
Considerado um dos destinos mais deslumbrantes do Brasil, o Parque Nacional Chapada dos Guimarães é conhecido por suas paisagens majestosas, que incluem cachoeiras, formações rochosas e uma grande biodiversidade.
Localizado a 65 km da capital Cuiabá, o parque é uma atração também para moradores de cidades do interior. Em Primavera do Leste, por exemplo, é possível fazer uma viagem bate-volta de cerca de 2 horas. A principal via de acesso é a MT-251.
Ao visitar o parque, os turistas podem explorar trilhas que levam a vistas panorâmicas de tirar o fôlego. É o caso do famoso Mirante Véu de Noiva, uma cachoeira de 86 metros.
Assim como outros parques, a Chapada dos Guimarães proporciona caminhadas, observação de aves e rapel em suas cachoeiras. A melhor época para visitar é durante a estação seca, que ocorre entre maio e setembro.
Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Localizado próximo da divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense conta com paisagens que mudam a cada estação.
O acesso à sede do parque é feito por via fluvial, seguindo por 150 km descendo o rio Cuiabá, a partir do Porto Jofre (no final da Estrada Transpantaneira, em Poconé/MT), ou por 230 km subindo o rio Paraguai, a partir da cidade de Corumbá/MS.
Entre os passeios mais procurados estão as navegações em rios por meio de canoas ou barcos. Outras atividades que se destacam são a pesca, safáris fotográficos, trilhas e visitas a fazendas tradicionais.
Parque Nacional Juruena
Com quase 2 milhões de hectares, o Parque Nacional Juruena está situado ao norte de Mato Grosso e sudeste do Amazonas, sendo um dos quatro maiores parques do Brasil.
A visita ao Juruena só pode ser feita com guias especializados. Porém, quem tiver a oportunidade poderá se deparar com uma natureza exuberante. Sua principal atração é o Salto Augusto, uma espécie de catarata com cerca de 600 metros de largura.
Parque Estadual Encontro das Águas
Criado em 2004, o Parque Estadual Encontro das Águas está localizado no sul de Mato Grosso, próximo ao Parque Nacional do Pantanal Matogrossense. O acesso se dá pela rodovia MT-060.
Sua principal atração é a observação da fauna nativa. A área, de pouco mais de 108 mil hectares, conta com espécies como onças-pintadas, jacarés, capivaras, macacos, entre outros.
Parque Estadual do Xingu
O Parque Estadual do Xingu fica na região norte de Mato Grosso e é o lar de 363 espécies de aves, sendo um verdadeiro paraíso para exploradores e amantes da fotografia.
Além disso, uma das principais experiências do parque é conhecer e interagir com diferentes comunidades indígenas que habitam a região, onde é possível aprender sobre sua cultura, tradições e estilo de vida.
Para quem gosta de se aventurar, há uma grande variedade de trilhas que permitem observar sua rica biodiversidade. Por ser um dos parques com mais rios e córregos, é possível fazer passeios de canoa e barco.
Tenha o seu imóvel com acesso fácil aos parques!
Se você pensa em investir em um imóvel em Mato Grosso para aproveitar as oportunidades de ecoturismo e visitar os parques da região, a Haacke conta com as melhores opções.
Desde 2021, a Haacke vem expandindo sua atuação com projetos cuidadosamente planejados e que contribuem para o crescimento de Mato Grosso. Nosso portfólio inclui imóveis em Sinop, Sorriso e Primavera do Leste.
Clique aqui e confira mais detalhes sobre os nossos empreendimentos.

