Definir o revestimento ideal para o apartamento vai muito além de encontrar o tipo que se encaixa melhor no seu projeto de decoração. A escolha do piso tem influência direta também na funcionalidade e no conforto de um ambiente.
Com a ampla gama de opções disponíveis no mercado hoje, variando em materiais e preços, é comum surgirem dúvidas, especialmente para quem acabou de adquirir um novo imóvel.
Por isso, o gerente de arquitetura da Haacke, Felippe Kauã Guimarães, trouxe algumas dicas que vão ajudar na hora de definir qual o melhor tipo de revestimento, incluindo suas vantagens e características. Confira a seguir!
Qual a importância de escolher o revestimento certo?
De acordo com o arquiteto, a seleção do tipo de revestimento, seja para ambientes residenciais ou comerciais, deve ser pautada por uma análise técnica que contemple critérios como desempenho estético, funcionalidade e viabilidade econômica.
“A definição do revestimento adequado deve ocorrer somente após a consolidação do conceito do ambiente, assegurando compatibilidade entre os elementos estéticos e os requisitos técnicos do espaço”, afirmou Felippe.
Cada área do apartamento possui necessidades diferentes. Por exemplo, a sala de estar e os quartos devem priorizar o conforto e a estética. Já a cozinha e o banheiro precisam de um revestimento com resistência à umidade.
Impacto na estética
Seja porcelanato, vinílico, ACM, pedras naturais ou qualquer outro tipo de revestimento, todos possuem um papel fundamental na composição estética e funcional dos ambientes.
“Quando bem especificado e aplicado dentro de um projeto coerente, o revestimento tem o poder de transformar a percepção espacial, influenciar o conforto sensorial e contribuir diretamente para o bem-estar dos usuários. Além do apelo visual, esses materiais desempenham funções técnicas importantes, como isolamento térmico e acústico, resistência à umidade e durabilidade frente ao uso contínuo”, explica o arquiteto da Haacke.
Por isso, a escolha dos revestimentos deve ser integrada ao conceito arquitetônico desde as etapas iniciais do projeto, garantindo que estética, desempenho e conforto caminhem juntos.
Os principais tipos de revestimento

O mercado conta com uma grande variedade de tipos de revestimentos. Conheça a seguir os mais utilizados e em quais cômodos eles podem ser aplicados.
Porcelanato
O porcelanato tende a ser uma escolha muito comum de diversos clientes porque deixa os espaços com uma aparência sofisticada e visualmente bonita. Ele pode ser encontrado em diferentes cores e é conhecido por sua alta durabilidade.
Segundo Felippe, a Haacke utiliza porcelanatos acetinados, especialmente em projetos de alto padrão, sendo amplamente aceitos pelos clientes.
“Esse tipo de revestimento tem sido amplamente especificado para ambientes como cozinhas, salas de estar, banheiros e áreas de serviço — inclusive nas paredes, sempre que tecnicamente necessário. Diferentemente dos porcelanatos polidos, que dominaram o mercado em anos anteriores, os acetinados se destacam por sua superfície sem brilho, conferindo ao ambiente sofisticação, requinte, qualidade e um acabamento contemporâneo e atemporal”, explicou o arquiteto.
Vinílico
Esse tipo de piso funciona como uma opção mais sustentável, já que é um revestimento feito com o uso do PVC. No entanto, quando feito corretamente, fica muito parecido com a madeira ou o laminado.
“Para os dormitórios, além do porcelanato acetinado, utilizamos frequentemente o piso vinílico, que alia conforto térmico e acústico, facilidade de manutenção e uma estética aconchegante, ideal para ambientes de descanso”, destacou o arquiteto da Haacke.
Cerâmica
Bastante conhecida no mundo da construção, a cerâmica costuma compor o revestimento da cozinha e dos banheiros por ser um material bem resistente e de baixo custo. No entanto, o seu uso tem apresentado uma queda na preferência dos consumidores.
“Com os avanços tecnológicos na indústria de revestimentos, o porcelanato passou a oferecer uma excelente relação custo-benefício, tornando-se uma alternativa altamente competitiva em relação à cerâmica”, explicou Felippe.
Laminado
O laminado é geralmente utilizado por quem deseja fazer uma mudança no apartamento, mas sem a necessidade de uma reforma, já que pode ser colocado sobre um piso mais antigo.
Mármore
Utilizado em diversos tipos de ocasiões, o mármore é um revestimento indicado para áreas que não tenham umidade, já que pode ficar escorregadio. Esse material vem de uma rocha oriunda de minerais de calcita e deixa qualquer ambiente mais sofisticado. Por outro lado, costuma ter um preço um pouco mais elevado.
Granito
Esse material conta com uma grande durabilidade e sofisticação para os ambientes internos. Além da resistência, o granito pode ser polido diversas vezes, fazendo com que pareça novo ao longo dos anos.
Invista nos empreendimentos da Haacke
A Haacke conta com empreendimentos de sucesso em Santa Catarina e Mato Grosso, com design inovador e arquitetura moderna, sendo sinônimo de solidez e atendimento humanizado.
Cada projeto é concebido com o cliente em mente, assegurando que seus investimentos sejam rentáveis e valorizados no mercado.
Acesse aqui e conheça todos os nossos projetos.