Investir em um estado que se destaca por ter o menor índice de desemprego do País pode ser desafiador. Como encontrar os profissionais necessários para tirar os projetos do papel? No caso da Haacke Empreendimentos, construtora catarinense que começou a atuar em 2020 em Mato Grosso, a estratégia tem sido qualificar e apostar na gestão da qualidade.
Os cinco empreendimentos da Haacke em curso nas cidades de Sinop, Sorriso e Primavera do Leste têm previsão de gerar 1.500 vagas de forma direta e indireta nos próximos dois anos. No entanto, os altos índices de empregos com carteira assinada no estado e a prática diária de seleção de profissionais já mostraram para a empresa o desafio de identificar e reter profissionais importantes para as obras.
Em 2024, Mato Grosso foi o estado brasileiro com menor taxa de desemprego: 2,6% – um percentual frequente em países desenvolvidos. Santa Catarina ficou em segundo lugar, com 2,9%.

“Temos consciência desse déficit de mão de obra, pois é uma realidade que vivemos também em Santa Catarina. Por isso, estamos levando para Mato Grosso algumas iniciativas que deram certo”, revela o diretor executivo da Haacke, Hermes Tomedi. Uma delas é constituir parcerias locais para ofertar cursos de qualificação especializados em atividades da construção civil.
A outra iniciativa que já está em curso nos canteiros de obras no estado é o programa de controle de qualidade. As atividades são planejadas, mensuradas e revisadas permanentemente para que haja mais eficiência nos processos construtivos e segurança para os trabalhadores.
“É uma experiência que desenvolvemos há cerca de 15 anos com bons resultados. Essa gestão mais atenta, em que revisamos os nossos processos e mostramos, na prática, a preocupação com o ambiente de trabalho, ajuda a manter os profissionais conosco, pois eles atestam o quanto investimos no seu bem-estar”, explica Tomedi.
Atualmente, a Haacke está aportando R$ 470 milhões em cinco empreendimentos nas cidades de Sinop, Sorriso e Primavera do Leste. Ao todo, serão 273 unidades residenciais e 232 comerciais, que vão totalizar 129.857,63 metros quadrados (m²) de área construída.
Os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, mostram que, em janeiro, Mato Grosso foi o estado brasileiro com maior alta mensal nos empregos formais. O saldo de 19.507 postos significa um aumento de 2% frente dezembro de 2024.
Sorriso liderou entre os municípios mato-grossenses, com 1.469 novos postos em janeiro. Sinop veio em quarto lugar, com 965 vagas, e Primavera do Leste em quinto, com 931 postos de saldo.
Em cada uma das cidades, a Haacke está estruturando unidades presenciais para a equipe administrativa e comercial, pois os canteiros de obras já estão em atividade. “Já temos um comando de engenharia local que coordena os times. O foco agora é consolidar essa rede de profissionais nas outras áreas em cada um dos nossos três escritórios regionais”, afirmou o diretor geral.