Fundos imobiliários: quais são as vantagens desse tipo de investimento?

Investir em imóveis sempre foi um dos caminhos preferidos dos brasileiros. A segurança de ter algo concreto e o potencial de valorização para gerar renda atrativa são alguns dos maiores atrativos. Neste cenário, os fundos imobiliários se destacam como uma boa alternativa para os investidores.

Segundo uma pesquisa do QuintoAndar, em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), a rentabilidade dos imóveis residenciais no Brasil cresceu 19,1% em 2024, ressaltando o bom momento do mercado imobiliário.

Confira, no texto a seguir, como funcionam os fundos imobiliários e as principais vantagens de realizar esse tipo de investimento.

O que são fundos imobiliários?

Os fundos imobiliários (FIIs) são uma forma de investir em imóveis sem precisar comprar diretamente. Em vez disso, o investidor adquire cotas de um fundo que, por sua vez, investe em empreendimentos.

É como se fosse uma espécie de “condomínio” de investidores, que reúnem recursos em conjunto para concretizar esses investimentos.

Cada cota representa uma fração dos empreendimentos adquiridos. Com isso, o investidor participa dos resultados do fundo, seja com a valorização dos imóveis, seja com a renda gerada por aluguéis.

As decisões sobre o que fazer com os recursos são de responsabilidade do gestor e precisam seguir objetivos e políticas predefinidos.

Os principais tipos de fundos imobiliários

O mercado de fundos imobiliários é bastante diversificado. Conhecer os principais tipos de investimento ajuda o investidor a escolher um que esteja adequado ao seu perfil. Confira a seguir:

FIIs de tijolo

Os fundos imobiliários de tijolo são os que investem diretamente em imóveis físicos, como prédios comerciais e residenciais. Esses empreendimentos são alugados, e o valor do aluguel é distribuído entre os cotistas.

Esse rendimento, isento de IR, pode representar uma fonte de renda passiva para o investidor, além da possibilidade de o imóvel valorizar no longo prazo.

FIIs de papel

Nesta modalidade, os investidores aplicam o capital em títulos de crédito imobiliário, como CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e LCIs (Letras de Crédito Imobiliário).

O retorno vem dos juros desses papéis, que costumam ter rendimentos atrelados à inflação ou a taxas de juros como o CDI.

De forma resumida, esses títulos operam como um “empréstimo” para empresas ou projetos imobiliários, que pagam juros por esse financiamento.

Fundos de fundos

Os fundos de fundos, também conhecidos como FoFs (do inglês Funds of Funds), são fundos imobiliários que investem em outros FIIs, em vez de investir diretamente em imóveis ou títulos.

Ao adquirir uma cota, o investidor está comprando uma participação em uma cesta diversificada que pode abranger FIIs de tijolo, de papel e até mesmo outros FoFs. O rendimento vem da distribuição que o cotista recebe dos fundos nos quais investe.

FIIs híbridos

Os fundos imobiliários híbridos combinam diferentes tipos de ativos imobiliários na carteira. Logo, ao comprar uma cota, o investimento poderá conter uma mescla de imóveis físicos e títulos imobiliários.

Para o cotista, isso significa uma diversificação natural, pois o fundo pode ajustar seus investimentos conforme as condições de mercado, buscando o melhor equilíbrio entre risco e retorno.

Vantagens de investir em fundos imobiliários

Fundos imobiliários
Os fundos imobiliários (FIIs) são uma forma de investir em imóveis sem precisar comprar diretamente.

O investimento em fundos imobiliários representa uma forma prática e moderna de participar do mercado. Confira a seguir algumas das principais vantagens dessa modalidade:

Acesso facilitado

Os fundos imobiliários permitem que pessoas com as mais diversas condições financeiras tenham acesso a esse tipo de investimento. É possível comprar cotas na bolsa de valores por preços acessíveis.

Renda passiva

Grande parte dos fundos imobiliários distribui rendimentos mensais de até 95% do lucro obtido. Essa característica torna o modelo atrativo para quem busca uma renda recorrente, seja para complemento do salário, seja como fonte principal de recursos.

Gestão profissional

Contar com uma gestão profissional, que decide sobre quais investimentos realizar a partir de critérios e análises, é uma das principais vantagens dos fundos imobiliários.

Com isso, o investidor não precisa ter um conhecimento profundo do mercado ou se preocupar com questões operacionais. Ele terá apenas que acompanhar os relatórios mensais e decidir se mantém ou ajusta sua posição.

Potencial de valorização

Além dos rendimentos mensais, as cotas dos FIIs podem se valorizar ao longo do tempo, acompanhando o crescimento do mercado imobiliário e o aumento dos aluguéis.

Essa combinação de renda e valorização é um dos grandes atrativos do investimento.

Invista nos empreendimentos da Haacke!

A Haacke Empreendimentos conta com empreendimentos de sucesso e projetos em andamento nos estados de Santa Catarina e Mato Grosso.

Com design inovador e arquitetura moderna, a Haacke utiliza profissionais qualificados para garantir a robustez e a qualidade de suas construções. Seu crescimento constante é impulsionado por investimentos estratégicos, gestão de risco e estudos aprofundados, que garantem um alto potencial de valorização.

Conheça os empreendimentos e projetos da Haacke aqui.

Compartilhe:

Fundos imobiliários: quais são as vantagens desse tipo de investimento?

O investimento em fundos imobiliários contam grande potencial de valorização e geram renda passiva para investidores.

Impulsionada pelo Mato Grosso, safra 25/26 de soja gera lucro pelo 20º ano consecutivo

O exercício mais recente da consultoria Datagro aponta que o lucro bruto da safra de soja de 2025/26 continua positivo na maior parte do país,…

Design inteligente: funcionalidade e sofisiticação em imóveis de alto padrão

Descubra como o design inteligente valoriza imóveis de alto padrão e por que investir nisso é mais estratégia do que luxo.

Entre em contato

Balneário Camboriú, SC

Barra Velha, SC 

• Sinop, MT

Sorriso, MT

Primavera do Leste, MT

*Campos obrigatórios