Imóveis da Haacke em MT terão infraestrutura para recarga de carros elétricos

Atenta à crescente demanda por veículos elétricos em Mato Grosso, a Haacke Empreendimentos já incluiu nos cinco projetos em curso no estado a infraestrutura necessária para a recarga elétrica. Em todos eles, os edifícios serão entregues com toda a preparação necessária para que o cliente tenha a facilidade de abastecer seu carro elétrico na própria vaga de garagem.

Felippe Guimarães, gerente de Projetos da Haacke, explica que, há pelo menos dois anos, os novos projetos da construtora passaram a incluir a infraestrutura necessária para as estações de recarga. “No caso de Mato Grosso, essa demanda é maior porque há poucos pontos de abastecimento elétrico nas rodovias estaduais e federais que passam nas cidades em que atuamos”, comenta Guimarães.

Com sede em Balneário Camboriú (SC), a Haacke chegou a Mato Grosso em 2020 e hoje tem cinco empreendimentos em obras nas cidades de Sinop, Sorriso e Primavera do Leste. Ao todo, serão 273 unidades residenciais e 232 comerciais, que vão totalizar 129.857,63 metros quadrados (m²) de área construída.

De 2020 a 2024, a frota de carros elétricos (incluindo híbridos) em Mato Grosso aumentou 715%, passando de 823 para 6.709 veículos. Somente no ano passado, o incremento foi de 70% em relação às 3.953 unidades registradas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em 2023.

Juntas, Sinop, Sorriso e Primavera do Leste registraram 60% de expansão na frota de veículos elétricos e/ou híbridos no último ano. Os três municípios totalizam 944 carros, dos quais 457 estão em Sinop, 293 em Sorriso e 194 em Primavera do Leste. Além de ser a cidade com maior número, Sinop também é a com maior percentual de ampliação na frota (71% de 2023 para 2024).

“Não é modismo. O mercado de automóveis elétricos é uma realidade e precisamos nos adequar”, afirma o gerente de projetos da Haacke. Com a preparação para a recarga pronta, basta que o cliente compre os equipamentos conforme a recomendação do fabricante, já que há modelos variados, e contrate o serviço especializado para a instalação.

A existência das unidades de recarga elétrica faz com que a Haacke precise aprovar projetos elétricos específicos nas concessionárias de energia locais. Geralmente, é necessário dispor de uma pequena subestação de energia para atender o condomínio.

Mato-grossense. As unidades de recarga elétrica não são as únicas modificações feitas pela Haacke nos projetos mato-grossenses. As vagas de estacionamento nos edifícios em obras no estado foram ampliadas, devido a uma presença maior de picapes e caminhonetes. “Geralmente, prevemos um espaço de 2,5m x 5m, mas como os carros em Mato Grosso são de porte maior, aumentamos para 3m x 6m”, diz Guimarães.

Compartilhe:

Condomínio vertical: quais são as vantagens de viver em um?

Condomínio vertical oferece mais segurança do que os horizontais, além de contar com áreas de lazer para os moradores.

VBP da agropecuária mato-grossense pode chegar a R$ 199,7 bilhões em 2025

Previsão do Imea aponta VBP de R$ 199 bilhões na agropecuária de MT, impulsionada pela alta produção de soja.

Comprar apartamento na planta: por que pode ser uma excelente oportunidade?

A resposta é sim, se você busca economia, facilidade de pagamento e potencial de valorização no futuro. Conheça as vantagens do apartamento na planta!

Entre em contato

Balneário Camboriú, SC

Barra Velha, SC 

• Sinop, MT

Sorriso, MT

Primavera do Leste, MT

*Campos obrigatórios