O exercício mais recente da consultoria Datagro aponta que o lucro bruto da safra de soja de 2025/26 continua positivo na maior parte do país, repetindo o resultado favorável pelo 20º ano consecutivo.
Apesar de o número ser inferior ao da safra de 2024/25, a lucratividade se manteve em superávit devido a uma combinação de fatores que impulsionam o agronegócio, mesmo em condições adversas.
Em Mato Grosso, maior produtor de grão do Brasil e protagonista do agronegócio no país, os resultados refletem não apenas a imponência do setor, mas também o desenvolvimento da região.
Impulsionadas pelos números positivos do agro, as cidades de Mato Grosso seguem em crescimento. Nesse cenário, a Haacke se posiciona como referência em empreendimentos de alto padrão na região.
Veja mais a seguir sobre os resultados da cultura da soja e as vantagens de investir em Mato Grosso.
Clima e tecnologia a favor da soja
Ainda que, nos últimos meses, a queda nos preços da soja tenha gerado pressão sobre os produtores, dois fatores foram decisivos para o resultado positivo: o clima e a tecnologia.
O auxílio de soluções tecnológicas de última geração no plantio e no manejo da cultura, associado a condições climáticas favoráveis, com uma condição positiva de chuvas no período da safra, garantiu uma produtividade acima da média histórica em grande parte das regiões produtoras, principalmente no Centro-Oeste.
Segundo pesquisa da Datagro, a utilização de novas tecnologias têm impactado diretamente a redução de custos e a otimização de recursos nas lavouras.
Diante da instabilidade do mercado internacional, a capacidade de adaptação a novas formas de cultivo foi determinante para compensar os impactos negativos do aumento no preço dos insumos.
Mato Grosso é líder na produção de soja no Brasil
No Brasil, o estado de Mato Grosso concentra cerca de 30% da produção nacional de soja e é o terceiro maior produtor dessa commodity no mundo.
Com décadas de investimento contínuo em tecnologia agrícola, aliadas a uma demanda internacional crescente, o estado demonstra sua força com números expressivos.
Segundo dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o estado teve uma participação de 45,8% no superávit da balança comercial nacional.
O mesmo relatório também afirma que a soja, principal produto do MT, foi responsável por 33,27% das exportações brasileiras, o equivalente a US$ 8,46 bilhões.
Por que investir em imóveis em Mato Grosso?
Devido ao crescimento impulsionado pelo agronegócio, algumas cidades do estado têm se transformado em polos de desenvolvimento. Sinop e Sorriso se destacam nesse cenário.
Cercadas por uma infraestrutura em rápida evolução, essas agrocidades tornaram-se centros econômicos e têm atraído cada vez mais recursos, investimentos e, consequentemente, pessoas.
Esse movimento migratório aqueceu o mercado imobiliário da região, valorizando especialmente o segmento de alto padrão. Assim, além da infraestrutura agrícola e rural, as cidades também passaram a oferecer opções seguras e rentáveis de investimento.
Conheça os empreendimentos de alto padrão da Haacke!
Consolidado como um dos motores da economia brasileira, o Mato Grosso tem se tornado uma vitrine para todos os tipos de investimento.
A Haacke Empreendimentos acompanha esse ritmo de crescimento há mais de 30 anos, com uma proposta arquitetônica exclusiva.
Com um portfólio de empreendimentos comerciais e residenciais de alto padrão, seus projetos unem conforto, tecnologia e valorização.
Se você busca investir com segurança em uma região em expansão, acesse aqui e conheça nossos projetos.