Mármore e granito: qual a diferença e como escolher a melhor opção para meu imóvel?

Mármore e granito são materiais belíssimos que valorizam qualquer imóvel e podem fazer a diferença na hora de decorar os espaços da sua residência

Quando se trata de revestimentos e bancadas, por exemplo, as opções mais populares são o mármore e o granito, duas pedras naturais que, embora parecidas à primeira vista, apresentam diferenças importantes

Mas a escolha entre os dois pode causar algumas dúvidas, e a chave está em entender as diferenças e avaliar o ambiente em que serão usados para que a decisão seja mais assertiva. 

Pensando nisso, preparamos um texto completo para você entender qual a diferença entre mármore e granito, seus usos mais indicados e como escolher a melhor opção para seu imóvel.

Qual a diferença entre mármore e granito?

Para sabermos mais sobre cada uma dessas pedras, vamos explicar a diferença entre os dois em diversos aspectos. Confira! 

Composição e resistência

O granito é uma rocha ígnea composta por minerais como quartzo, feldspato e mica, o que lhe confere alta resistência e durabilidade

Já o mármore é uma rocha metamórfica derivada do calcário, com uma estrutura mais porosa e sensível a riscos e manchas.

Granito é mais resistente a impactos e produtos químicos, enquanto o mármore tem uma textura mais macia e delicada.

Aparência

O mármore é conhecido por sua elegância clássica e veios suaves, sendo muito usado em ambientes sofisticados. Já o granito, por sua vez, conta com uma aparência mais granulada e oferece uma variedade maior de cores e padrões.

Onde usar mármore e granito?

Entre os lugares mais indicados para o mármore estão:

  • Banheiros e lavabos;
  • Revestimento de paredes;
  • Escadas e pisos internos;
  • Detalhes decorativos.

Dica: evite usar mármore em cozinhas ou áreas externas, pois ele pode manchar com facilidade.

Já o uso ideal para o granito é em:

  • Bancadas de cozinha;
  • Áreas externas (sacadas, churrasqueiras);
  • Pisos de alto tráfego;
  • Soleiras e rodapés.

Lembre-se de que o granito é mais resistente à água, ao calor e à abrasão, sendo ideal para espaços com uso intenso.

Como escolher a melhor opção para seu imóvel?

1. Local de aplicação

Ambientes úmidos ou com grande movimentação pedem resistência: prefira granito. Já se o foco é estética e requinte, o mármore pode ser a melhor escolha.

2. Orçamento disponível

O granito costuma ter um custo mais acessível e manutenção mais simples. Enquanto isso, o mármore, por ser mais nobre, pode ter um preço mais elevado, tanto na compra quanto nos cuidados.

3. Estilo do projeto

Ambientes modernos e robustos combinam com a variedade de cores do granito. Já os espaços mais clássicos e elegantes podem se beneficiar do visual refinado do mármore.

Escolha seu próximo imóvel com a Haacke Empreendimentos!

Agora que você já conhece as principais diferenças entre mármore e granito e sabe como escolher o melhor material para cada ambiente, que tal dar o próximo passo em uma residência nova? 

Escolher um imóvel de qualidade faz toda a diferença para garantir conforto, valorização e praticidade no dia a dia. E é por isso que você precisa conhecer a Haacke Empreendimentos, que conta com imóveis de alto padrão e garante a mais alta qualidade em suas entregas. 

Seja para morar ou investir, você encontra opções ideais para atender às suas expectativas. Os imóveis estão disponíveis em diversas cidades nos estados de Santa Catarina e Mato Grosso. Conheça o portfólio completo da Haacke acessando aqui.

Compartilhe:

Pontos turísticos de Balneário Camboriú: conheça as principais praias da cidade

Consolidada como a “Dubai Brasileira”, transcende a definição de um mero destino para pontos turísticos de Balneário Camboriú. Sua paisagem, marcada pelo design contemporâneo dos…

Projeto arquitetônico: o que é e o que deve incluir para maximizar os ambientes?

Já parou para pensar o que faz um ambiente ser confortável, funcional, sofisticado e repleto de personalidade ao mesmo tempo? A resposta está no projeto…

Agroindústria: o que é e como mantém a expansão do PIB mato-grossense acima da média

No Mato Grosso, a agroindústria atua como um elo entre a produção agrícola (soja, milho, algodão, pecuária) e a indústria de transformação. Saiba mais com…

Entre em contato

Balneário Camboriú, SC

Barra Velha, SC 

• Sinop, MT

Sorriso, MT

Primavera do Leste, MT

*Campos obrigatórios