Mato Grosso bate recordes de produção e lidera o agronegócio do país

O Brasil se destaca intencionalmente no setor do agronegócio, impulsionado pela produção de culturas como a soja e pelas regiões favoráveis ao plantio. O estado de Mato Grosso lidera o setor agro nacional, sendo o maior produtor de soja do país e responsável por cerca de 30% de toda a produção brasileira

Ultrapassando as fronteiras locais, Mato Grosso também se destaca no agronegócio  mundial. Além da soja, o estado é grande produtor de milho, algodão e pecuária, que têm forte presença nas exportações brasileiras e colocam Mato Grosso em posição estratégica no comércio global de alimentos.

Segundo o Instituto mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), 71% da produção vem da agricultura e 29% da pecuária. O setor movimenta cerca de R$ 230 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) estadual, o que corresponde a 56,2% da produção agrícola nacional. 

Esse cenário eleva o potencial econômico de Mato Grosso, atraindo investidores de diversas partes do mundo. Pensando nisso, o blog da Haacke preparou este conteúdo sobre os fatores que fazem de Mato Grosso o líder do agronegócio. Continue a leitura para saber mais! 

O que leva Mato Grosso a ser líder no cenário do agronegócio nacional e internacional?

Favorecido por uma extensa área territorial e por boas condições climáticas, o estado concentra grandes propriedades rurais mecanizadas, que garantem eficiência e produtividade na safra. 

A soja é o principal motor das exportações mato-grossenses para países como a China, que utiliza o grão para produção de ração animal e óleo vegetal. 

Sorriso, no norte do estado, é o maior produtor individual de soja do Brasil e do mundo, contribuindo ainda mais para o crescimento do agronegócio mato-grossense

A produção de soja para a safra 2025/26 está estimada em aproximadamente 47,18 milhões de toneladas, o que representa uma redução de 7,29% em comparação com o ciclo anterior, de acordo com o IMEA. 

Liderança mato-grossense também em milho, algodão e pecuária

Mato Grosso é líder nacional e um dos maiores produtores de milho do mundo, sendo responsável por cerca de 40% de toda a produção do Brasil. Esse resultado se deve á um sistema agrícola tecnificado da segunda safra (safrinha), cultivada logo depois da colheita de soja. 

A produção de milho em Mato Grosso para a safra 2025/26 está projetada em 53,29 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 4,05% em relação à safra anterior, e a redução é atribuída à diminuição da área plantada e às condições climáticas menos favoráveis. 

Em contrapartida, a segunda safra de 2024/25 foi recorde no estado, atingindo 55,1 milhões de toneladas.

Já o algodão mato-grossense é reconhecido pela qualidade e ocupa posição de destaque entre os maiores volumes exportados do Brasil. O estado representa mais de 70% da produção nacional, consolidando-se como referência tanto no volume quanto na sustentabilidade das lavouras. 

O algodão produzido em Mato Grosso é reconhecido por sua qualidade (Foto: Freepik)

Grande parte desse algodão é exportado em pluma, principalmente para países como China, Vietnã, Turquia e Paquistão, que usam a fibra para a indústria têxtil. 

No setor pecuário, o estado também é referência, com um rebanho bovino que supera 32 milhões de cabeças, segundo o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), com crescente abertura para mercados considerados mais exigentes, como a União Europeia e o Oriente Médio.

Por que investir no Mato Grosso? 

Investir em Mato Grosso é apostar em um dos mercados mais promissores economicamente do Brasil. Como mostram os números, o estado se destaca por seu potencial no agronegócio, reunindo fatores que garantem alta rentabilidade e oportunidades de expansão.

Com índices de crescimento acima da média, Mato Grosso apresenta estabilidade e ambiente favorável aos investidores.

No mercado imobiliário, cidades como Sorriso e Sinop vivem um momento de forte crescimento econômico e expansão urbana impulsionado pelo agronegócio. Esse avanço atrai empresas e investidores, aumenta a demanda por moradias e áreas comerciais e fortalece o setor imobiliário.

Invista em Mato Grosso com os empreendimentos da Haacke! 

A Haacke, referência nacional em imóveis de alto padrão, está apostando no forte potencial de Mato Grosso com empreendimentos nas cidades de Sinop, Sorriso e Primavera do Leste.

Os empreendimentos são cuidadosamente desenvolvidos para unir, segurança e valorização, refletindo a expansão econômica e o desenvolvimento acelerado do estado mato-grossense. 
Acesse nosso site e saiba mais sobre os empreendimentos da Haacke em Mato Grosso.

Compartilhe:

Direitos e deveres do locatário: o que diz a Lei do Inquilinato?

A relação entre locador e locatário é regida pela Lei do Inquilinato, que proporciona uma locação segura e positiva para todos os envolvidos.

Mato Grosso bate recordes de produção e lidera o agronegócio do país

Impulsionado principalmente pela soja, o Mato Grosso é líder do setor do agronegócios no Brasil e no mundo.

Condomínio vertical: entenda o conceito e como ele funciona

Condomínio vertical é uma opção segura para quem vive em regiões com alta densidade populacional.

Entre em contato

Balneário Camboriú, SC

Barra Velha, SC 

• Sinop, MT

Sorriso, MT

Primavera do Leste, MT

*Campos obrigatórios