O Brasil é reconhecido por sua culinária saborosa e diversificada, e em Mato Grosso não é diferente. O estado tem em seu cardápio diferentes pratos típicos, marcados fortemente pela influência indígena, portuguesa e dos países vizinhos, como Paraguai e Bolívia.
A culinária mato-grossense ou pantaneira, destaca-se pelo uso de ingredientes regionais, como o pequi, aipim, banana-da-terra, carne seca e bocaiúva (fruta usada em doces), além dos peixes pintado, pacu, dourado, piraputanga e piranha.
Os pratos típicos de Mato Grosso moldam a cultura popular do estado e são elementos essenciais na construção da identidade local. Sorriso, em especial, vem ganhando destaque no cenário gastronômico mato-grossense.
A cidade passou a integrar o projeto “Encantos da Gastronomia”, iniciativa que valoriza sua rica cultura culinária e reforça seu posicionamento como um dos principais destinos gastronômicos do estado.
Além das fronteiras, os pratos típicos de Mato Grosso são conhecidos e apreciados em outras regiões do Brasil, ultrapassando os limites estaduais e confirmando o sucesso da culinária regional.
Para apresentar essa variedade saborosa, o blog da Haacke selecionou os pratos típicos de Mato Grosso mais conhecidos em todo o Brasil. Continue a leitura para saber mais!
Pratos típicos de Mato Grosso
São muitos os pratos representativos do Mato Grosso. Enquanto alguns são conhecidos inclusive fora da região, outros ainda merecem mais destaque, mas todos são de tamanha importância para o sucesso da culinária pantaneira. Confira alguns deles:
Maria Isabel
De origem sertaneja, o prato nasceu da necessidade de criar uma refeição prática, nutritiva e que aproveitasse ingredientes com longa durabilidade, como a carne salgada e o arroz.
Sua base é simples com arroz preparado com carne seca (ou carne de sol) desfiada, refogada com temperos como alho, cebola, pimentão e cheiro-verde.
Confira a receita aqui.
Caldo de piranha
A piranha é um peixe abundante nos rios, o caldo preparado a partir dela é valorizado pelo sabor marcante e pelas propriedades revigorantes.
O prato é feito a partir da cabeça e das postas do peixe, cozidas com temperos como alho, cebola, pimentão, coentro e cebolinha. O resultado é um caldo encorpado, que pode ser servido puro ou acompanhado de farinha de mandioca.
Confira a receita aqui.
Mojica de pintado
Também preparado com um peixe abundante no estado, o pintado, a mojica é feita com postas cozidas em um refogado de cebola, alho, tomate, pimentão e cheiro-verde, engrossado com mandioca (aipim) cozida e desfiada no caldo.

Originária das comunidades ribeirinhas, a mojica de pintado é considerada patrimônio gastronômico de Mato Grosso, presente tanto em almoços familiares quanto em cardápios de restaurantes típicos.
Confira a receita aqui.
Sopa paraguaia
A sopa paraguaia é um prato típico da culinária fronteiriça e um dos mais apreciados em Mato Grosso e também no Mato Grosso do Sul, refletindo a influência da gastronomia do Paraguai na região Centro-Oeste.
Apesar do nome, não se trata de uma sopa, mas sim parecido com um bolo salgado de milho denso e macio. Feita com fubá de milho, ovos, leite, queijo, cebola e manteiga, a sopa paraguaia tem textura úmida por dentro e crocante por fora.
Confira a receita aqui.
Pacu assado
O pacu, peixe de carne firme e sabor suave, é muito encontrado nos rios de Mato Grosso e muito apreciado por sua versatilidade que mantém mesmo após o preparo na brasa ou no forno.
O peixe é temperado com limão, sal, alho e ervas e pode ser recheado com farofa de banana, cebola e pimentão. Depois disso é assado até que a pele fique dourada e crocante, realçando o sabor defumado característico. É servido com arroz, farofa e salada.
Confira a receita aqui.
Farofa de banana-da-terra
Conhecida no estado com farofa cuiabana, ela serve de acompanhamento de diversos pratos, como peixes e carnes, é conhecida por equilibrar o sabor doce da banana-da-terra com o toque salgado e crocante da farinha.
A farofa é feita com banana-da-terra madura em rodelas, refogada na manteiga ou no óleo, e depois misturada à farinha de mandioca, com temperos como cebola, alho, sal e cheiro-verde.
Confira a receita aqui.
Furrundu
Esse doce, conhecido também como furrundum, é tradicional da culinária pantaneira. O furrundu é feito de mamão verde ralado ou do caule do mamoeiro e cozido com especiarias, como cravo, canela e gengibre, e rapadura.

Geralmente servido em pedaços firmes ou em compota, o doce combina bem com queijos, bolos e cafés. Sua origem é do período colonial, quando era comum o aproveitamento de frutas locais e o uso de especiarias trazidas pelos europeus.
Confira a receita aqui.
Invista no estado de Mato Grosso com a Haacke!
Os pratos típicos fazem parte da cultura mato-grossense e contribuem para elevar o status do estado, que também se destaca por seu potencial econômico em expansão.
Para quem deseja investir ou morar em Mato Grosso, a Haacke oferece empreendimentos nas cidades de Sorriso, Sinop e Primavera do Leste.
Acesse o site e confira todos os empreendimentos Haacke disponíveis!