Mato Grosso se destaca no cenário nacional como o maior produtor de soja do Brasil e o terceiro maior do mundo. O segundo semestre marca o início de uma das fases mais importantes dessa cadeia produtiva: o início do plantio.
Geralmente, o plantio de soja ocorre entre os meses de setembro e novembro. Em 2025, o processo está a todo vapor, com as previsões climáticas e condições de chuva positivas.
Entenda no texto a seguir a importância da soja para Mato Grosso e como isso torna o estado atrativo para investimentos.
Safra 2025/26 de soja em ritmo acelerado
Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), no dia 02/10, a semeadura da soja atingiu 15,03% da área prevista, um avanço de 9,06 pontos percentuais em comparação com o dia 26/09.
Em comparação com igual período da safra 2024/25, quando 2,09% da área havia sido plantada, os trabalhos estão adiantados em 12,94 pontos percentuais. Já em relação à média dos últimos cinco anos, de 6,10%, há adiantamento de 8,93 pontos percentuais.
Esse avanço se deve principalmente às chuvas, que registraram entre 9 e 20 milímetros, segundo o Inmet.
Vale ressaltar que a safra 2024/25 fez Mato Grosso alcançar a maior produção de soja de sua série histórica. De acordo com a Conab, o estado registrou 50.585,4 mil toneladas colhidas.
A força da soja e do agronegócio em Mato Grosso

Não só a soja, mas o agronegócio de forma geral representa uma das principais forças do Mato Grosso.
Segundo dados do Observatório do Desenvolvimento, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o estado alcançou o primeiro lugar da balança comercial brasileira no primeiro semestre de 2025.
O agronegócio soma US$ 10,85 bilhões do total exportado, posicionando o Mato Grosso como o maior exportador agro do país, com 27,71% da exportação nacional. Os destaques são soja, algodão e milho.
Com relação apenas à soja, foram movimentados US$ 8,46 bilhões, o equivalente a 33,27% das exportações brasileiras do grão.
Todos esses números demonstram a importância do agronegócio para o estado e revelam a força da produção na região.
Por que investir em imóveis em Mato Grosso?
Com o estado do Mato Grosso sendo protagonista na produção mundial de soja, a região se torna economicamente atrativa para quem deseja viver em municípios como Sinop e Sorriso.
Essa força econômica garante um mercado imobiliário aquecido, ideal para quem busca investimentos seguros e altamente rentáveis.
A combinação de economia forte mais infraestrutura de qualidade ainda garante maior valorização de médio a longo prazo para os imóveis. Sorriso, por exemplo, conta com um aeroporto regional, enquanto Primavera do Leste tem sistemas modernos de monitoramento urbano.
Outro motivo para investir em empreendimentos é a qualidade de vida. Viver em uma “agrocidade” significa ter o equilíbrio entre a infraestrutura moderna e o bem-estar ao ar livre.
Conheça os empreendimentos da Haacke em Mato Grosso!
Desde 2021, a Haacke tem expandido sua visão de inovação e qualidade para Mato Grosso. Através de projetos cuidadosamente planejados, buscamos contribuir para o crescimento da região, mantendo nosso compromisso com a qualidade, conforto e sustentabilidade.
Com empreendimentos em Sinop, Sorriso e Primavera do Leste, a Haacke oferece projetos que unem luxo e conforto, valorizando um estilo de vida premium e entregando ambientes exclusivos.
Acesse aqui e conheça todos os empreendimentos da Haacke em Mato Grosso.