Tarifaço impulsiona economia de “agrocidades” em MT

As sanções tarifárias impostas pelo governo dos Estados Unidos desde janeiro contra China, União Europeia e outros países tendem a impactar positivamente a economia de Mato Grosso. A expectativa é de que as “agrocidades” mato-grossenses sigam blindadas à “guerra de tarifas”, com vários setores da economia aquecidos – como é o caso dos imóveis de alto padrão.

A análise é do economista Vivaldo Lopes, que explica que a economia mato-grossense, pautada pelo agronegócio de exportação, será favorecida pelas consequências das medidas do presidente norte-americano Donald Trump.

“As taxações de Trump sobre China e Europa terão reciprocidade. A China, por exemplo, já reagiu taxando vários produtos dos EUA, e o Brasil será um dos países para onde esse mercado consumidor migrará”, observou.

Segundo o economista, municípios mato-grossenses como Sorriso, Sinop e Primavera do Leste estão entre os que mais sentirão os “bons ventos” da guerra de tarifas de Trump. Juntos, os três agregam um valor de produção superior a R$ 14 bilhões, liderando o ranking do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

“Este ano será positivo para essas regiões. A safra 2024/25, estimada em 49,7 milhões de toneladas de soja, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT), é a maior já registrada. Os preços das commodities não caíram tanto, estão estáveis, então vai aumentar a rentabilidade. Com isso, essas cidades terão mais dinheiro para comprar e consumir”, ressalta argumenta Vivaldo Lopes.

E é justamente a solidez econômica das agrocidades que tem atraído investimento privado. A construtora catarinense Haacke chegou a Mato Grosso em 2020 e atualmente tem cinco empreendimentos de alto padrão em andamento no estado. Os projetos abrangem um total de 273 unidades residenciais e 232 comerciais, somando 129.857,63 metros quadrados de área construída.

“Boa parte de nossos clientes vem de Mato Grosso. São produtores rurais e empresários que sabem ler esse cenário e querem mais qualidade de vida. Nossa vinda para o estado atende exatamente a essa demanda por imóveis de alto padrão, mais sofisticados e com maior valor agregado”, revela Hermes Tomedi, diretor-geral da construtora de Balneário Camboriú. Nos próximos anos, a Haacke projeta investimentos da ordem de R$ 650 milhões em Sinop, Sorriso e Primavera do Leste.

Entre os lançamentos previstos para este ano está o Gran Reserva Residence, em Sorriso, um condomínio vertical de luxo com unidades de 201 m² e 219 m², com três ou quatro suítes, cuja entrega está programada para 2028.

Em Sinop, o Cataluña Residence, um dos empreendimentos de destaque, tem previsão de entrega para 2025. A cidade também receberá o condomínio Splendido, com obras em andamento até 2028, e o World Trade Center (WTC), complexo empresarial em fase de construção. Já em Primavera do Leste, a aposta da construtora é no sofisticado edifício residencial Spring Valley.

Para o economista Vivaldo Lopes, o dinamismo de cidades com alto PIB demonstra que o mercado não está mais voltado apenas ao consumo, mas à melhoria da qualidade de vida e a uma nova onda de investimentos. “Comprar um carro mais novo, investir em maquinários mais modernos, em imóveis de alto padrão e produtos de luxo” são parte desse movimento.

O maior ponto favorável desse mercado é sua menor exposição às oscilações macroeconômicas, como variações nas taxas de juros. Afinal, a produção de alimentos para mercados de alta demanda, como países populosos como os asiáticos, não tende a retroceder a médio e longo prazos.

Diante desse panorama, o analista vislumbra perspectivas promissoras para os próximos anos. “Mesmo com possíveis riscos na conjuntura internacional, o cenário de 2025 e 2026 é positivo para essas cidades ligadas à economia agropecuária”, reitera Vivaldo Lopes.

Compartilhe:

Saiba como calcular o valor de um imóvel para venda

Cálculo do valor do imóvel leva em consideração a localização, tamanho e conservação da propriedade.

Cristo Luz, Parque Unipraias e mais: pontos turísticos em Balneário Camboriú

Os pontos turísticos em Balneário Camboriú, localizado em Santa Catarina, agradam aos mais diversos públicos e impulsionam a valorização da cidade. Saiba mais com a…

Vale a pena investir em salas comerciais?

As salas comerciais são uma opção rentável de investimento em um cenário com cada vez mais demanda por espaços corporativos

Entre em contato

Balneário Camboriú, SC

Barra Velha, SC 

• Sinop, MT

Sorriso, MT

Primavera do Leste, MT

*Campos obrigatórios